Meniscos

Durante a consulta, quando informo ao paciente que a causa da sua dor no joelho está relacionada à lesão do menisco, a primeira pergunta que escuto é: – Dr, PRECISA OPERAR?!
A resposta é: – DEPENDE.

As lesões dos meniscos apresentam características diferentes de acordo com a idade em que ocorrem. Nos pacientes com menos de 40 anos, geralmente são traumáticas, causadas por entorses do joelho, muitas vezes, durante a prática de esportes, principalmente futebol, basquete, vôlei, handebol e lutas em geral. Nos indivíduos mais velhos, são consideradas lesões degenerativas, relacionadas ao “desgaste” da articulação e podem decorrer de pequenos movimentos das atividades do dia a dia, como, agachar, por exemplo.

Em ambos os casos, a lesão costuma causar dor, edema (inchaço) e bloqueio articular (a sensação de que o joelho “trava”), porém a escolha do TRATAMENTO é muito diferente nestes dois grupos.

Nas lesões traumáticas em pacientes mais jovens, que não respondem a um tratamento inicial com anti-inflamatórios e fisioterapia, a opção é pelo TRATAMENTO CIRÚRGICO, e se possível, é realizada a sutura do menisco, preservando o máximo possível de tecido meniscal.

Nas lesões degenerativas dos pacientes com mais idade, a opção é pelo tratamento NÃO CIRÚRGICO, associando-se medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e fortalecimento muscular.

O OBJETIVO do tratamento é sempre o mesmo: o retorno às atividades diárias e esportivas e uma vida ativa e independente.

Marque sua Consulta